sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O centenário de Elizabeth Arden


Encerrando as comemorações do centenário de Elizabeth Arden no Brasil, o museu do perfume de São Paulo inaugura a exposição "celebrando 100 anos debeleza" que conta a tragetória desta mulher que no início do século XX definiu a industria cosmética nos Estados Unidos. Através de do painel "linha do tempo" poderemos conhecer fatos que marcaram a sua vida. Serão expostas também as fragrâncias mais importantes lançadas pela marca. Uma oportunidade imperdível para quem é apaixonado pela indústria da beleza. A exposição será inaugurada no dia 10 de novembro (somente para convidados) e aberta ao público apartir do dia 11 de novembro até o dia 27 de fevereiro de 2011. A entrada é gratuita. Você não pode perder!!!!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Caterina de Medici e os perfumes


Séculos antes da França ostentar o título de "o berço da perfumaria" a Itália mantinha a posição de destaque da perfumaria na Europa (vale lembrar que nesta época os perfumes eram restritos somente entre os membros da nobreza). Em 1533 Caterina, que pertencia a rica e poderosa família Medici de Florença, casou-se com o rei da França Henrique III. Na comitiva que acompanhou a nobre consorte para a França entre artistas, astrólogos e perfumistas, estava o seu favorito, Renato il Fiorentino, o mestre das essências e dos venenos que em pouco tempo se tornou conhecido como " René le Florentin" ( conta-se também que a refinada Caterina teria introduzido na corte francesa o garfo e modos mais refinados à mesa !) Todo o conhecimento e patrimônio na arte da elaboração da perfumaria italiana foi então definitivamente transferido para a França. Outro fator que colaborou para a França se tornar o centro da perfumaria européia foi o clima propício para o cultivo de flores da cidade de Grasse, que até hoje abriga plantações de flores e fábricas de perfumes.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Christian Dior e seu Diorissimo


Foi Jean Cocteau, amigo de Christian Dior, que certa vez disse que o nome do estilista era nada mais nada menos que uma associação entre as palavras " Dieu" e "Or" (Deus e Ouro). Diorissimo, criado por Edmond Roudnistska em 1956, foi definido em sua época, como uma deliciosa fragrância de Lírios do Vale, tal qual um vestido leve e vaporoso que passa por entre um jardim na primavera. Uma fragrância com notas frescas e florais com um encanto absoluto e imediato. Entre os vários frascos criados para esta fragrância temos este exemplar em cristal Baccarat de edição limitada, que faz parte da minha coleção. Diorissimo e seu superlativo "issimo" resume tudo o que se pode dizer deste grande clássico da perfumaria.